Blog


O Plano de Capacitação em energia solar fotovoltaica

Publicado em 18 de abril de 2017

Plano de Capacitação em Energia Solar Fotovoltaica: Cursos da Solarize

Começamos a oferecer cursos em 2008. Naquela época, aquecimento solar era a tecnologia mais procurada. Como complemento, iniciamos cursos sobre energia fotovoltaica em 2011, ensinando como dimensionar sistemas autônomos (off-grid). No ano seguinte, a Aneel publicou a Resolução Normativa 482, que revolucionou o mercado de energia solar no Brasil.

De imediato nos juntamos a parceiros para organizar seminários com objetivo de entender e explicar o novo mercado. E iniciamos a capacitação sobre sistemas conectados à rede (on-grid). O mercado explodiu e gerou a demanda por cursos cada vez mais específicos. Criamos novas opções e estamos felizes em poder oferecer hoje a mais ampla gama de cursos no Brasil.

A diversidade de cursos deixou alguns interessados inseguros em relação à sequência ideal. Por isso, desenhamos agora o Plano de Capacitação Solar que guia os participantes pela nossa oferta.

Cursos básicos

Oferecemos dois cursos básicos:

  • Projeto de sistemas fotovoltaicos conectados à rede: este curso aborda os temas fundamentais para dimensionar e projetar uma instalação conectada à rede conforme legislação brasileira;
  • Sistemas híbridos e com baterias: curso compacto desenvolvido para aplicações em locais com ou sem rede elétrica, telecomunicações, iluminação, bombeamento de água, segurança, sistemas híbridos com geradores e ainda como backup em sistemas conectados à rede.

Cursos avançados

Para participar destes cursos, deve-se ter, preferencialmente, conhecimento adquirido nos cursos básicos acima.

  • PV*SOL software de simulação: ensina como usar este software mundialmente reconhecido e amigável ao usuário;
  • Instalador de sistemas fotovoltaicos: capacita para executar uma instalação conectada à rede com ou sem baterias;
  • Proteção contra raios e surtos: explica os conceitos de proteção, válidos para sistemas de pequeno e de grande porte;
  • Usinas de Minigeração e grande porte: capacita detalhadamente como planejar uma instalação de porte maior e aborda temas relacionados aos leilões; NOVO: agora inclui conexão à rede da concessionária para usinas de minigeração (clientes comerciais e industriais)
  • PVSYST software de simulação: ensina como usar este software, muito usado para usinas de grande porte.

Oferecemos estes cursos em várias cidades do Brasil. Consulte nossa agenda para obter mais informações sobre turmas (duração, valores, locais) e para efetuar sua inscrição: acesse aqui a agenda

E não deixe de se cadastrar na newsletter para ser informado sobre promoções e novas opções (campos no rodapé da página).