Blog


Comunidade do Vidigal recebe uma instalação de energia solar e inicia capacitação

Publicado em 18 de junho de 2021

Em junho de 2021, a energia solar chegou à comunidade do Vidigal, como mais um símbolo de que esta tecnologia serve à população do Brasil. Foi a ONG SER Alzira de Aleluia que recebeu uma instalação fotovoltaica, capaz de reduzir a conta de luz em aproximadamente R$ 300 por mês. Um alívio muito importante que ajudará a aumentar os serviços à vizinhança e traz esperanças para emprego e renda.

A ONG oferece cursos de informática, dança e inglês, além de preparação para o primeiro emprego. O prédio da ONG foi construído pelo Sr. Antonio Aleluia, que cresceu neste terreno em condições bastante simples, antes de se tornar professor da Universidade Federal Fluminense. Dona Elma, sua esposa, coordena as atividades da ONG - quem os conhece admira sua energia, capacidade e generosidade.

Quem iniciou este projeto foi Tiago Fraga, CEO do grupo FRG e organizador do Fórum GD. No início de 2020, ele propôs a doação de um sistema fotovoltaico a Hans Rauschmayer, da Solarize Treinamentos, que assumiu a gestão do projeto. A PHB Solar se juntou à FRG no fornecimento do equipamento e ofereceu consultoria para a melhor seleção dos componentes.

Naquela época, Hans já fazia parte da Rede Favela Sustentável, na qual 6.000 cariocas de 400 grupos trocam experiências e planejam ações em conjunto. Por isso levou a proposta da doação ao GT Solar da Rede com objetivo de escolher de forma conjunta um projeto adequado. O grupo discutiu diversos critérios e acabou escolhendo a ONG no Vidigal, valorizando assim a ativa participação da Dona Elma ao longo do ano anterior.

Foi preciso avaliar também se não havia nenhum impedimento técnico à instalação. O Vidigal é um local espetacular (veja vídeo), acima do mar e encostado no morro Dois Irmãos, o que deixa parte da favela na sombra e poderia inviabilizar a iniciativa. A análise mostrou uma perda durante parte do inverno, perfeitamente aceitável no contexto.

O maior desafio foi o telhado que cobria parte da laje: ele precisou ser invertido e aumentado para receber as placas solares. Esta obra envolveu 20 voluntários e técnicos de várias entidades e favelas, e contou com muita força feminina, ainda pouco valorizada na construção civil. O clima de trabalho foi maravilhoso, sob sol e sob chuva!

O material de obra foi doado pelo fundo social da Solarize Treinamentos, formado a partir de cursos do software PV*SOL, e pela Mirassol Energia Solar Fotovoltaica, uma instaladora do Quilombo do Camorim, que também forneceu mão de obra.

Quem assumiu a instalação e legalização do sistema fotovoltaico foi o Pablo Dorneles, dono da empresa Solfortes, que agregou não somente sua experiência, mas também muito engajamento. Aliás, a Solfortes contrata com regularidade técnicos do Morro Santa Marta, formados pelo projeto Insolar e coordenados pela Léo Elétrica, que também fazem parte da Rede Favela Sustentável. Está tudo interligado!

O projeto de energia solar não terminou com a colocação dos módulos em cima do telhado. No Vidigal, ele apenas acabou de começar. Haverá encontros de disseminação com a população, haverá capacitação de mais moradores e outras instalações. Objetivo é usar a tecnologia para criar cidadania, gerar empregos e renda.

A troca intensa que ocorreu ao longo do projeto será levada a outros bairros e favelas. Já há uma série de outras organizações sociais que desejam implantar energia solar e capacitação. E há muitas empresas e pessoas que estão oferecendo produtos e trabalho para participar desta troca. As lições deste projeto servirão para organizar melhor as atividades.

O Fórum GD Sudeste, que iniciou este projeto e era planejado para acontecer em março de 2020, acabou sendo adiado por causa da pandemia e ocorreu em junho de 2021. A apresentação do projeto ao plenário, num momento que o Tiago chamou de ponto alto do evento, espalhou a idéia a um público maior e vai, certamente, replicar este projeto país afora (veja vídeo abaixo).

E é isso que une todos que participaram deste projeto: a certeza de que a energia solar tem poder de beneficar toda a sociedade.

#energiasolarparatodos #deixeasolarcrescer #solarize

 

Assista ao vídeo do lançamento do projeto durante o Fórum GD (na qualidade amador até a publicação da versão oficial):