Blog


Como exportar modelos 3D para uso no software PV*SOL premium

Publicado em 09 de outubro de 2019

O software fotovoltaico PV*SOL premium permite, a partir da versão 2018, importar modelos 3D de outras fontes. Para que isso dê certo é extremamente importante seguir as orientações abaixo.

Ministramos um workshop sobre mapeamento aéreo, cuja apresentação está disponível na coletânea de apresentações.

Oferecemos também um curso de mapeamento aéreo que ensina teoria e prática, até a programação do drone para capturar as imagens. No curso é apresentada a importação no PV*SOL.

A maioria dos programas é paga - entre no site do fabricante para saber o respectivo preço.

Fontes e formatos

Os seguintes formatos podem ser importados:

Programa / Formato Extensão do arquivo
Collada .dae
Blender 3D .blend
3ds Max 3DS .3ds
3ds Max ASE .ase
Wavefront Object .obj
Stanford Polygon Library .ply
LightWave .lwo
Sterelithography .stl
DirectXX .x
Milkshape 3D .ms3d

 

Modelos 3D

A seguir descrevemos o que deve ser observado ao modelar cenários 3D em outros programas com objetivo de exportá-los ao PV*SOL. No entanto, recomendamos fazer a modelagem sempre que possível diretamente no PV*SOL, para evitar efeitos de incompatibilidade.

Sketchup

Google Sketchup é um software para criar modelos 3D e está disponível nas versões Make e Pro. A versão gratuita Make oferece a exportação no formato .dae, usando o menu Arquivo -> Exportar -> Modelo 3D.

Antes de exportar, elimine todos os objetos com muitos detalhes, como letreiros, escadas, janelas, exaustores etc. Estes detalhes sobrecarregam o cálculo do sombreamento do PV*SOL. Uma dica valiosa é organizar os objetos do modelo em camadas (layers), porque permite exportar somente o invólucre do prédio.

Um problema conhecido são platibandas: o PV*SOL frequentemente as interpreta como telhado fechado. Aconselha-se construir as platibandas dentro do PV*SOL, usando edifícios com laje ou muros, ambos sobrepostos ao modelo 3D.

Ao exportar, clique em opções e marque as seguintes:

  • Exportar faces com dois lados
  • Exportar arestas
  • Triangular todas as faces
  • Exportar mapas de textura

Depois exporte o arquivo: será criado um arquivo com extensão .dae e uma pasta que contém todas as texturas. Se for enviar o arquivo para outra pessoa, tome cuidado de enviar a pasta das texturas junto.

Escala do modelo: 

  • Se o modelo, no Sketchup, for elaborado numa escala pequena (ex. de milímetros), então o PV*SOL tenta importar neste tamanho, mas nega a operação com o erro "Neste objeto não existe uma área de montagem suficientemente grande";
  • Verifique, ao importar, o valor que o PV*SOL apresenta como "Altura máxima". Este valor é a altura entre o piso do modelo até a chaminé mais alta. Se for muito pequeno, então faz um ajuste inicial, mudando este valor para algo razoável. Depois de importar, você ainda pode e deve corrigir a escala (há tutorial e um exercício no curso intermediário);
  • Alternativa é mudar a escala no modelo antes de exportá-lo.

Blender

Blender é um software gratuito para modelar, texturizar e animar objetos em 3D. PV*SOL premium aceita o formato .blend. Seguem algumas recomendações para aumentar a velocidade da importação no PV*SOL premium (em inglês - idioma do software):

  • Choice of Engine (Cycles Render / Blender Render) doesn´t matter
  • Remove light and camera objects from the scene.
  • Combine many individual objects to one object.

Autodesk Redit

Uma alternativa ao Sketchup é o software Redit: neste caso, as platibandas pode ser modeladas no Redit e são importadas corretamente pelo PV*SOL. 

Visualização dos modelos 3D

Os modelos podem ser visualizados dentro do programa gratuito Open 3D Model Viewer, antes da importação ao PV*SOL, para verificar integridade.

Fotogrametria - Mapeamento aéreo com drones

A fotogrametria abrange vários métodos de medição para determinar a posição 3D a partir de fotos e imagens precisas de medição.
 
Seguem algumas ferramentas para transformar fotografias ou gravações de drones em modelos 3D.
 
Autodesk ReCap Pro
ReCap Pro é da família de produtos Autodesk e gera nuvens de pontos 3D a partir de escaneamento por laser, videos ou imagens obtidas por drones.
 
Aspect 3D
O software Aspect 3D usa séries de imagens para criar uma pontos em 3D e os junta em um malha (mesh / grid). As imagens são projetadas nesta malha, da forma que aparecem texturas fotorealísticas.
 
Pix4Dmodel
A ferramenta Pix4Dmodel processa imagens de drones comuns para montar modelos 3D.
 
Agisoft Metashape (antigo Photoplan)
Agisoft é oferecido nas versões Standard e Professional. A versão Standard é suficiente para a trangulação de séries de imagens com objetivo de criar modelos 3D.
 
A versão Professional tem mais funções, mas é muito mais cara:
  • alinha fotos das fachadas junto com fotos do plano superior
  • gera o mapa ortomosaico (como se fosse um mapa de satélite, mas feito a partir de sobreposição de fotos de drone)

Ao gerar o modelo 3D (passo "Build Mesh" no workflow), é recomendável reduzir o número de faces para um valor próximo a 50.000. Parâmetro: face count - custom. Avaliação:

  • Menos faces deixam o modelo mais leve;
  • Mais faces modelam melhor detalhes como chaminés;
  • Procure deletar, ainda na nuvem densa de pontos, objetos granulares sem importância para o resultado, como vegetação baixa.

Ao exportar o modelo 3D,

  • Tome cuidado de nomear o arquivo sem acentos, sem caracteres especiais (apenas "-" e "_" são permitidos) e sem espaços;
  • Gere a textura com uma resolução de, no máximo, 2048 pixeis;
  • Mantenha os arquivos exportados juntos e não renomeie-os.
Regard3D
O único programa gratuito desta coleção, Regard3D, também cria modelos 3D a partir de séries de imagens. É software open source.
 
DroneDeploy
Este programa tem um aplicativo que configura o vôo automático do drone. Depois envia as fotos à nuvem e oferece visualização por um navegador, tanto no modo 2D (mapa ortomosaico) quanto o 3D.
Ele permite exportar os dois formatos. O modelo 3D frequentemente não consegue ser importado no PV*SOL, porque o DroneDeploy não permite configurações manuais.
 
A melhor forma de usar este software é pelo mapa ortomosaico, como se fosse imagem de satélite, extrudando os prédios. O modelo 3D serve de referência na construção do cenário dentro do PV*SOL.

Exemplos

Preparamos dois exemplos para experimentar a função no PV*SOL:
  • Prédio com simplificação do cenário ao redor, gerado no software Metashape Standard: baixe aqui
  • Prédio com vizinhança, gerado no software Metashape Professional: baixe aqui

São arquivos compactados que contêm, cada um, quatro arquivos. Um é o projeto PV*SOL com o modelo importado. Os outros três são o modelo 3D: descompacte-os juntos e copie os para a mesma pasta. Não renomeie!