Blog


Categorias:

Base de ConhecimentoAtuação da SolarizeSoftware PV*SOLSolarize na MídiaNewsletterResponsabilidade SocialClube de vantagensCarro elétricoVídeos e webinars

Manual de energia solar gratuito: 10. Dimensionamento e Compensação da Energia Gerada

Publicado em 18 de novembro de 2019

Os nove capítulos que publicamos até agora no manual de energia solar ensinaram conteúdo técnico que tem validade no mundo inteiro, independentemente do local da instalação fotovoltaica. No presente capítulo, apresentaremos o dimensionamento do sistema solar baseado na regulamentação brasileira.

A regulamentação Brasileira REN 482/2012

A ANEEL buscou regras simples, com objetivo de facilitar a disseminação da nova tecnologia. Temas fora da alçada da ANEEL, como taxação da energia gerada, não foram abordadas. Leia mais!

Princípios do Net-Metering

Conheça os princípios do Net-Metering na regulamentação brasileira. 

Faturamento do consumidor

Aprenda como o faturamento de um consumidor ocorre, com aplicação da taxa mínima, chamada de "Custo de Disponibilidade"

Dimensionar o sistema solar

O dimensionamento adequado parte sempre da análise da conta. Leia mais!

Dimensionamento otimizado

O dimensionamento otimizado simula os efeitos da energia gerada e modifica a potência do sistema. Objetivo é minimizar prejuízos com o custo de disponibilidade.

Compensação remota

Aregulamentação permite diversas formas de compensação remota, onde o excedente da energia na unidade de geração é transferido para outras unidades.

Modelos de negócio

A construção e a operação da planta solar não precisam, necessariamente, serem executadas pelo próprio cliente. Há diferentes modelos de aluguel com particularidades jurídicas.

Acesse o manual completo aqui - é grátis!