Blog


O mercadão popular de Madureira inaugura um telhado solar

Publicado em 02 de março de 2020

Lembra da música do Zaca Baleiro Vai de Madureira? Ela fala de opções populares de consumo: "Se não tem Moet Chandon, cachaça vai apanhar ... quem não pode Nova York, vai de Madureira ... "

O bairro Madureira, que deu o título à música, fica no subúrbio do Rio de Janeiro, e é famoso pelo seu mercadão com inúmeras lojas. Um shopping popular que foi até elencado Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro em 2018.

Sua cobertura, que protegia apenas contra a chuva, ganhou, agora, mais uma função: ela gera energia através do sol. São 1.759 painéis que somam a potência de 677 kWp.

O investimento de R$ 3 milhões do Mercadão pode gerar uma economia de mais de R$ 60 milhões em 25 anos. Uma economia que beneficia os clientes, porque permite reduzir os preços nas lojas.

Sustentabilidade é somente para os ricos? Que nada!

Há um preconceito de que sustentabilidade seria somente para os ricos. Veja: o Mercadão já instalou reuso de água de chuva, coleta seletiva, tratamento de esgoto e reuso de óleo de cozinha para produção de sabão.

Querendo ser sustentável, é possível fazer em qualquer lugar. Leia mais ...

O Mercado Municipal do Rio de Janeiro também já usa energia solar

O Mercado Municipal do Rio de Janeiro CADEG já conta com um telhado solar desde o ano passado. Mais uma economia que beneficia a população pela redução dos custos nas lojas.

No seguinte programa Cidades e Soluções, o mercado aparece logo depois da matéria sobre nosso curso: