Blog


Categorias:

Base de ConhecimentoAtuação da SolarizeSoftware PV*SOLSolarize na MídiaNewsletterResponsabilidade SocialClube de vantagensCarro elétricoVídeos e webinars

Evite erros de instalação: grampos para fixação de módulos

Publicado em 05 de janeiro de 2021

Estamos iniciando uma nova série de blogs sobre erros de instalação, com objetivo de evitar repetições dos mesmos.

O erro de hoje: grampos errados

O exemplo de hoje mostrar grampos errados, encontrados durante uma visita recente. Na imagem è direita percebe-se que o grampo não está alinhado com o módulo. Somente uma parte pequena dele está segurando a moldura do módulo, deixando dúvidas se um vento não arrancaria a peça.

Qual foi o erro?

O instalador escolheu um grampo final com tamanho errado. A altura deste grampo é de 35mm, enquanto a moldura do módulo tem espessura de 40mm.

O que seria correto?

O desenho apresenta a escolha correta do grampo terminal. Ele precisa ter exatamente a mesma altura do módulo. Desta forma, ele se encaixa bem e segura o módulo firmemente, com apoio vertical no trilho.

Já o grampo intermediário, entre dois módulos costuma atender a várias espessuras de módulo. Neste caso, o parafuso força os módulos contra o trilho, mas o próprio grampo não encosta nele.

Em todos os casos é necessário estudar a documentação técnica do fabricante do sistema de fixação. No nosso desenho, aproveitamos imagens do sistema padrão do fabricante Solar Group.

Evite erros - capacite-se!

Ensinamos como evitar este e outros erros no nosso curso para projetos de sistemas fotovoltaicos, como também no curso prático de instalação.

O treinamento sobre cálculo estrutural vai além e ensina tudo sobre resistência de telhados.

Uma boa capacitação evita danos custosos - aproveite, consulte nossa agenda, e faça sua inscrição.