Blog


Empoderamento em energia solar para lideranças de comunidades do Rio

Publicado em 12 de junho de 2023

Novos caminhos para levar energia solar à população que mais precisa dela.

No Brasil, já temos muitos sistemas instalados em instituições comunitárias como creches, ONGs ou iniciativas que prestam serviços locais. Os primeiros usaram conhecimento externo para executar a instalação, beneficiando aquele local de forma passiva.

Depois, acrescentou-se a capacitação da mão de obra local, para transferir o conhecimento e assegurar a manutenção por meios próximos.

O atual projeto da Rede Favela Sustentável vai além disso. Ele visa empoderar lideranças de várias comunidades a desenvolver seus projetos por conta própria, reduzindo sua dependência de recursos externos, colocando-as num contexto maior de justiça energética.

Estamos muito felizes em participar desse novo conceito!

Encontro, debate e desenvolvimento de projetos

Após uma longa fase de planejamento, ocorreu o primeiro grande encontro no Morro da Babilônia, no início de junho. Lá funciona a ONG Revolusolar que desenvolveu a capacitação das lideranças. Junto ao exemplo da primeira cooperativa solar numa favela brasileira e nas alturas de uma das mais belas vistas do Rio de Janeiro, rolou um debate intenso sobre a realidade energética de cada comunidade, e sobre a visão futura, mais justa.

O próximo passo serão encontros virtuais temáticos, onde serão debatidas questões globais, nacionais e locais de energia, com experiências em outras regiões. Objetivo final é o desenvolvimento de um projeto em cada uma das comunidades participantes.

Implantação na ONG AMAC

Em paralelo acontece a implantação de um sistema fotovoltaico na ONG AMAC (Associação de Mulheres de Atitude e Compromisso Social), que trabalha com jovens, mulheres e famílias em Duque de Caxias, numa região da Baixada Fluminense pouco vista pelas autoridades. A energia solar vai permitir uma expansão significativa das atividades da AMAC, que estava restrita por causa do valor da conta de luz.

Agradecimento aos Parceiros

Agradecemos de coração aos parceiros que estão viabilizando mais um projeto importante de grande alcance:

  • A administração e a capacitação do projeto foram viabilizadas com recursos do Instituito Clima e Sociedade (ICS);
  • Os módulos a serem instalados na AMAC serão doados pela empresa AE Solar;
  • A SMA ofereceu um inversor fotovoltaico para o projeto;
  • A estrutura para fixar os módulos será cedida pela Solar Group;
  • A Clamper participa com dispositivos de proteção contra surtos;
  • Contamos com a Almax Energia para ferramentas de crimpagem de conectores e outro material de instalação;
  • Nós, da Solarize, assumimos a coordenação técnica do projeto e a capacitação de moradores locais;
  • O Eng. George Rodrigues, instrutor da Solarize, elaborou o projeto elétrico e vai conduzir o processo com a concessionária.