Blog


Tutoriais para o software PV*SOL

Publicado em 29 de agosto de 2017

PV*SOL é um software para modelagem e simulação de sistemas fotovoltaicos com objetivo de gerar propostas rápidas e assertivas e otimizar o rendimento energético. O seguinte vídeo apresenta as principais funções, e como elas ajudam a melhorar as vendas.

 

Importação de modelos 3D

A versão 2018 do PV*SOL premium traz esta fascinante função. Veja o tutorial:

PV*SOL premium 2018 importa uma série de diferentes formatos, explicados em detalhe na seguinte matéria: clique aqui.

 

Como usar uma foto de drone para extrudar o cenário em 3D

Uma forma simples para modelar um cenário em 3D é tirar uma única foto com drone e usá-la como se fosse imagem de satélite. As edificações são extrudadas a partir da foto e os módulos são inseridos diretamente nos telhados.

O vídeo apresenta a técnica, que funciona bem para cenários simples. A ensinamos de forma didática no curso de mapeamento aéreo com drones que será lançado em breve.

 

Extrusão de edifícios com laje a partir do mapa

O segundo tutorial apresenta como modelar edificações a partir do informações disponíveis na internet (ex. Google Earth). Isto é muito interessante para poder avaliar o potencial de uma instalação a partir do escritório de forma rápida, ainda antes de fazer uma visita no local.

Este tutorial foi gravada na versão 2016 em inglês. A estrusão em 3D foi aprimorada na versão atual.

 

Como cadastrar novos módulos e inversores no PV*SOL

Regularmente, os produtos são cadastrados pelos próprios fabricantes no site da Valentin e passam por uma validação dos parâmetros. Depois, são entregues em atualizações do banco de dados aos usuários (aproximadamente duas vezes ao mês), desde que o usuário esteja em dia com a manutenção do software.

O tutorial mostra como u usuário pode criar novos registros, antecipando assim o processo regular.

Leia também esta matéria.

 

No caso de módulos, é possível importar os dados mediante um arquivo do tipo .PAN, que costuma ser disponibilizado pelo fabricante ou pelo revendedor:

 

Como dimensionar um sistema solar com tarifas brasileiras

A regulamentação brasileira tem suas particularidades que impactam no retorno financeiro de um sistema de energia solar: compensação de consumo, taxa mínima (custo de disponibilidade), ICMS conforme consumo mensal, créditos etc. O software PV*SOL incluiu este cálculo na versão 2017. O Tutorial mostra como usar a função e dimensionar o sistema solar corretamente.

 

Extrusão de casas com telhados a partir do mapa

No terceiro tutorial (em inglês) é construída uma casa simples com telhado, aproveitando informações que o próprio software acessa pelo Bing Maps.

 

Conectar diferentes áreas de módulos num único inversor

Um inversor maior costuma ser mais barato do que vários modelos pequenos. Por isso é vantajoso combinar áreas de módulos em diferentes telhados e conectá-los ao mesmo inversor. O nível de combinação pode ser dentro do mesmo string, ou em entradas MPP separadas. Veja esta função no tutorial a seguir.

 

Conectar módulos com diferente orientação ou inclinação no mesmo string / Configurar otimizador de potência

A partir da versão 2018, o PV*SOL premium permite conectar no mesmo string módulos com diferentes ângulos de orientação e inclinação. Isto foi uma demanda da prática onde há, às vezes, a necessidade de aproveitar de diferentes telhados em condições que não justificam instalar um inversor adicional. No entanto é importante que seja instalado um inversor com a função de rastrear a curva característica para encontrar o Ponto de Máxima Potência Global.

Outra funcionalidade explicada neste tutorial é a configuração de sistemas com otimizadores de potência.

 

Configurar automaticamente soluções SolarEdge

A versão 2022 reforçou o diferencial do PV*SOL, de ser o único software a simular todas as tecnologias de inversores: ele trouxe a configuração automática de soluções SolarEdge, com otimizadores de potência.

 

Zero-grid com curvas de carga brasileiras e opção de baterias

Zero-grid é o termo usado para projetos fotovoltaicos que não injetam energia na rede da concessionária. Há outros casos com limitação da potência na rede, por exemplo para não passar da demanda contratada. Esse tipo de projeto já é comum em outros países e pode ser calculado no software PV*SOL há vários anos.

O tutorial a seguir apresenta como modelar esse tipo de projeto, usando as curvas de carga brasileiras, introduzidas com a versão 2023. Leia mais aqui.

 

Saiba mais